quarta-feira, 21 de outubro de 2009

quando chega setembro, raramente penso no novo ano que vai começar.
não, do que eu me lembro mesmo é do natal - e sim, pertenço àquele grupo de pessoas que mesmo na maioridade faz planos para dezembro com meses de antecedência.
àparte as prendas e as corridas frenéticas e obcessivas das vésperas, qualquer coisa de muito primário em mim cresce quando começa a ficar frio - e apesar de odiar chuva, (é provável que a culpa seja mais da minha longa experiência com autocarros que outra coisa), se chover em novembro ou dezembro fará todo o sentido para mim andar na rua à procura (e sempre com antecedência, por isso livro-me da corrida frenética e dos preços exorbitantes) das prendas que vou dar.
ultimamente perco-me frequentemente em livros de receitas porque antecipo os meus cozinhados com a mesma expectativa prolongada com que antecipo o natal, para além de, claro, juntar uma coisa a outra, como seria inevitável.
aqui fica uma das receitas que obrigatoriamente terei de fazer, até porque não vão ser poucos os jantares/lanches/almoços natalícios, entre família e amigos:

bolo de chocolate com frutos encarnados

200g de chocolate
50g de manteiga
1/2 litro de natas
200g de doce de framboesas
1 gema
200g de bolachas
200g de frutos encarnados
50g de açúcar

triturar a bolacha e misturar com a manteiga derretida para fazer a base.
derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria e juntar o doce de framboesa, a gema e as natas. deixar em banho-maria durante cinco minutos e deitar este preparado em cima da base de bolacha.
decorar com os frutos encarnados preciamente fervidos com o açúcar.

acreditem, iam querer ver a imagem do livro.

1 comentário: